TO: Senar Rondon leva Inclusão Digital Rural a assentamento em Araguatins

Senar Rondon ensina uso do computador em assentamento rural - Foto: Wenderson Araujo / Sistema CNA

Maria Rita não sentava na frente de um computador há mais de 10 anos. Chegou a fazer um curso de informática durante seis meses em Araguatins. Mas a empresa responsável pela capacitação faliu e ela sequer recebeu o certificado. Desde então, nunca mais mostrou interesse pelo assunto. O mesmo aconteceu com Gleide Coelho, que aprendeu a utilizar o computador um pouco mais longe, em Paraopebas (PA). Esta situação é comum entre os moradores do Assentamento Transaraguaia, em Araguatins (TO). Muitos já tiveram contato com o básico, mas esqueceram o que assimilaram por falta de prática. No entanto, o Senar Rondon fez ressurgir nas duas um ponto em comum, além do fato delas serem esposas de produtores rurais.

O curso de Inclusão Digital Rural, lançado há dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para promover a informatização do campo e uma das novidades da terceira edição do projeto, uniu as duas e mais outras 20 pessoas que querem aprimorar seus conhecimentos e ajudar suas famílias.

“Meus filhos já sabem usar. Lá em casa tem computador, mas eu nunca mais me interessei em usar. Esqueci tudo e agora estou relembrando”, revela Maria Rita, enquanto manuseava o mouse, sob a orientação de um dos alunos do curso de Licenciatura da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), que serão os responsáveis pelo treinamento dos moradores do local inscritos no curso. “Estou empolgada e espero ter um bom aprendizado”, completa Gleide.

As aulas estão sendo realizadas em um dos microônibus do Senar que percorrem o Brasil promovendo aulas de informática na zona rural, nas quais os produtores rurais e suas famílias contam com o suporte de técnicos da instituição.

No treinamento realizado no Senar Rondon, os inscritos aprendem a utilizar o Canal do Produtor, site oficial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar, além de criarem seus e-mails e a usar outros instrumentos e programas de computador. Por seis meses, eles terão um acompanhamento da equipe do projeto.

Realizar um curso de informática em um assentamento rural é novidade também para os estudantes do IFTO, que se surpreenderam com a dedicação dos alunos. “Esperávamos que eles soubessem menos”, admite Ricardo Gonçalves, um dos integrantes do grupo de computação. “O primeiro passo que queríamos ensinar é que eles não precisam ter medo do computador, e eles não tiveram medo”, conta Janaína Gomes, colega de curso de Ricardo e uma das instrutoras do curso.

Um fato que chamou a atenção dos estudantes do IFTO foi a curiosidade dos seus alunos. “A cada dica os olhos deles brilhavam”, afirma o universitário Marcus Vinícius. O interesse dos alunos também já ampliou o horizonte da equipe do Senar Rondon, que não pretende parar na próxima semana.

“Queremos fazer um intensivão, levando-os ao campus do IFTO”, entusiasma-se Rômulo André, mais um participante das ações do projeto. Com o treinamento, os inscritos já projetam o futuro com a informática. “Quero ter um computador em casa para ajudar meu marido”, afirma.

Fonte: CNA

Deixe um comentário